A 1 de Junho de 1964 a sede do distrito de Alto Molócuè passou a ostentar a categoria de vila, de acordo com a portaria numero 17740, publicada pelo boletim oficial de Moçambique I, série no 16 de 20 de Abril de 1964 ,segundo suplemento , É assim que a vila de Alto Molócuè completa este ano 47 anos.
Os primeiros edifícios construídos, segundo fontes da tradição oral, foram o actual Comando da PRM ,a Paroquia e o actual SDEJT.
No que diz respeito a Governação administrativa conta-se que terá havido uma sucessão de administradores coloniais em numero de 13. O primeiro Administrador foi um capitão-mor , o Comandante dos soldados Portugueses que expulsaram da zona ao dirigentes tradicionais actravez de batalhas travadas.
Depois deste, seguiram-se Lima, Henriques Lopes , Hericoma , Nana , josé Manuel da Silva , Orlando Pinto, que construiu o palácio em 1950. António Lopes Oliveira cognominado por Nipithela , por ser habito resolver os problemas na varanda , sucedeu a este um encarregado do Distrito cujo nome não se conhece , José Henriques, cognominado por Nanviauni, por ter sido ele quem abriu a primeira pista de aterragem , Mário Coutinho, A Armando Soares Lima e Cabelo Silva.
Após a independência a sucessão dos administradores foi a seguinte
I. António Jaime Aljofre
II. Adelino Mahossi
III. José Cherequechane
IV. Pedro Rafael
V. Simão Tomas Massina
VI. Guilherme Meneses Augusto Petersburgo
VII. Raul Alberto Tomane
VIII. Joaquim Fernando Pahari
Reza assim que o nosso actual administrador , Fernando Remane Namucua ,é o 22˚ em toda essa sucessão e o IX após a independência
‘ ALTO MOLÓCUÈ-UNINDO TODAS AS FORCAS RUMO AO DESNVOLVIMENTO’