Comemorou-se no dia 18 de Maio o dia Internacional dos museus , em Molócuè as cerimonias centrais decorreram em Gafaria localidade de Chapala .
A equipa que foi em representação do Governo nomeadamente a Chefe da localidade Sede Teresa, o representante do Director dos SDEJT e mais dois representantes da educação.
Asseguir foi-se ao local histórico onde cerca de 5 mil leprosos foram deitadas concretamente local chamado marrere que significa remoinho ai decoreram as cerimonias de agradecimento aos espíritos. Actualmente no local foi construída uma cabana pela curandeira Elianora Mussa Domingos natural de Cabo Delgado com residência em gafaria, que segundo ela é a campa de todos os que morreram no local . Em seguida visitou-se locais históricos que envolveu a antiga casa mortuária ,cadeia ,residência de doentes e dos padres ,hospital ,e o poço natural, onde a sua agua se mantém permanentemente limpa e abastece a maioria da população e nunca secou em nenhuma época.
Segundo historiadores, Gafaria foi o local onde eram deixadas pessoas com lepra .no passado e as que estavam no estado mais avançado da doença, eram amaradas e deitadas no rio milela.. Mas com o passar do tempo vieram missionários que construíram as casas para os doentes e tratavam da doença. Posteriormente o local foi habitado por pessoas de diferentes países africanos que lá foram a procura de tratamento.hoje pode-se dizer que este e um local completamente histórico motivo pelo qual o chamam o nosso museu.
Sem comentários:
Enviar um comentário